Valorizar a relação adulto-criança e criança-criança para o desenvolvimento da autonomia.
Propor trabalhos coletivos de curta duração, respeitando a necessidade de diversificação de atividades nesta faixa etária.
Encorajar as crianças a expressar seus desejos, suas vivências, sua emoções.
Oportunizar a criança a escolha do alimento, da roupa, do brinquedo, da atividade desejada e dos companheiros de grupo,
Valorizar a relação adulto-criança, criança-criança e criança-ambiente para ampliar o conhecimento da criança sobre si mesma, sobre os outros e sobre o mundo que a rodeia.
Incentivar a fala da criança nos diálogos, nas rodinhas, nos recontar histórias.
Observar, nos momentos de brinquedo, os jogos simbólicos, espontâneos integrando-se a este.
Valorizar, incentivar e auxiliar seu crescimento e suas vitórias, como comer com sua própria mão, pedir para ir ao banheiro ou troninho, bem como todo seu desenvolvimento motor e afetivo.
Trabalhar com a hora do conto, com teatro relacionando sempre um projeto como: família, corpo, escola e outros.
E muita música, muita brincadeira e teatros de fantoches, para que sua imaginação corra solta e livre.
Manusear revistas infantis… escolha revistas velhas que depois de manuseadas também podem ser rasgadas e assim, dar início a uma nova atividade.
Histórias à vista das gravuras do livro (histórias pequenas).
Histórias contadas pelo educador com o apoio de fantoches e dedoches. Estes fantoches e dedoches podem ser facilmente feitos por você usando garrafas pet, caixas de leite e outros materiais reciclados.
Fazer o reconto das histórias lidas (professor).
Apresentar papéis de diferentes texturas para a criança amassar, rasgar, embolar.
Colocar o nome da criança em tamanho grande e bem colorido, mostrar a cada um o seu nome para que ele se familiarize. Uma boa dia é fazer o nome de cada um em papelão e depois colar texturas diferenciadas em cada um. Depois que cada um estiver bem familiarizado com seu nome, trocar entre os colegas.
Oferecer lápis colorido, giz de cera, e deixá-la rabiscar livremente.
Trabalhar com tinta livremente, massinha de modelar caseira, melecas comestíveis.
“A escola dos pequeninos deve ser um ambientes livre, onde o princípio pedagógico deve ser respeitado à liberdade e à criatividade das crianças. Nela, os pequeninos devem se locomover, ter atividades criativas que permitam sua auto suficiência, e a desobediência e a agressividade não devem ser cobradas e sim orientadas, por serem condições necessárias ao sucesso das pessoas”. (Lisboa, 1988).