Projeto – Maternal II
Período de Duração: OUTUBRO 2024
Turma: Maternal ll
Tema: Histórias infantis
Professora; Rosani
JUSTIFICATIVA:
Nesta faixa etária, as crianças utilizam o jogo simbólico para compreender
e representar a realidade, assim, este projeto se justifica pela potência das narrativas
populares infantis de oportunizar a construção de conhecimentos a partir de abordagens
literárias, trazendo aos estudantes diversão e informação através do lúdico.
OBJETIVOS:
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e
adultos.
(EI02EO04) Comunicar-se com os colegas e os adultos, buscando compreendê-los e
fazendo-se compreender.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um
adulto.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle
para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de
modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos
tridimensionais.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades,
sentimentos e opiniões.
(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos,
diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto- -leitor, a
direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).
(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando
cenários, personagens e principais acontecimentos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças
teatrais assistidos etc.
(EI02EF08) Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato
com diferentes gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala,
cardápios, notícias etc.).
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e
propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor,
DESENVOLVIMENTO:
- Pintura; – Colagem;
- Desenho;
- Contação de histórias;
- Jogos;
- Roda de conversa.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deste projeto ocorrerá durante o desenvolvimento das
atividades propostas e através de observações, levando em consideração a
participação e interesse demonstrados pelas crianças, serão também utilizados
alguns recursos de registros como: fotos, vídeos, que nos tragam a
participação e envolvimento demonstrados pela turma.
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
---|---|---|---|---|
DIA DO JOGO | DIA DE CAPOEIRA | DIA DO LIVRO AULA DE BALLET | * BRINQUEDOTECA * DIA DE AULA DE MÚSICA | * DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas) * DIA DO BRINQUEDO * DIA DE AULA DE RITMOS |