Projeto – Maternal II
DIVERSIDADE
Período de Duração: MARÇO
Turma: Maternal ll
Professora; Rosani
Eu sou único, nós somos diversos
Justificativa:
Cada criança é um único ser com suas próprias
qualidades,habilidades,preferências e histórias. Na busca por um convívio harmônico em
sociedade, as singularidades e o respeito às diferenças, agregam para o bem estar
coletivo,nesse sentido,esse projeto se justifica pois pretende abrir espaço para a
interlocução entre esses dois espaços com o intuito de propiciar às crianças momentos onde
possam desenvolver confiança em si mesmas ea utonomia em seus pensamentos e ações,
assim, contribuindo para diversas situações do cotidiano.
Objetivos:
Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. Demonstrar imagem positiva de si e confiança em
suacapacidadeparaenfrentardificuldadese desafios.
Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Comunicar-secomoscolegaseosadultos,buscandocompreendê-
losefazendo-se compreender.
Perceberqueaspessoastêmcaracterísticasfísicasdiferentes,respeitando essas diferenças.
Respeitarregrasbásicasdeconvíviosocialnasinteraçõesebrincadeiras.
Resolverconflitosnasinteraçõesebrincadeiras,com a orientaçãode um adulto.
Apropriar se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de nos jogos e brincadeiras.
Demonstrar progressiva dependênciano cuidado do seu corpo.
(Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle
para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
( Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações,eacompanhando,comorientaçãodoadulto-
leitor,adireçãodaleitura(decimapara baixo, da esquerda para a direita).
Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes
oupeçasteatraisassistidos etc.
Utilizar conceitos básicos de tempo (agora, antes, durante, depois, ontem, hoje,amanhã,lento, rápido, depressa, devagar).
Desenvolvimento:
Pintura,colagem e desenho,expressão oral e corporal ,Contação de histórias, Músicas
Exercícios psicomotores ,Brincadeiras,dirigidas,e,livres
Socialização,através,de,trabalhos,em,grupos.
Avaliação:
Será contínua,respeitando as particularidades de cada um e no envolvimento com o grupo.
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
---|---|---|---|---|
DIA DO JOGO | DIA DE CAPOEIRA | DIA DO LIVRO AULA DE BALLET | * BRINQUEDOTECA * DIA DE AULA DE MÚSICA | * DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas) * DIA DO BRINQUEDO * DIA DE AULA DE RITMOS |