Maternal I – Rotina & Projeto

Projeto Maternal I

OS ANIMAIS

Período de Duração: MARÇO
Turma: Maternal l
PROFESSORA:
Rhayane Alves


Justificativa:
Toda criança gosta de conviver com um animal, seja em casa, nos
momentos de contação de historia, ou até mesmo nas brincadeiras
entre os colegas, despertando a curiosidade ligada ao seu
cotidiano. O meio social conta com alguns tipos de animais que
podem ser explorados de varias maneiras lúdicas e a escola por
ser um ambiente propicio a essa exploração. Acreditamos que esse
interesse natural das crianças facilitará a compreensão e a
valorização da vida de cada ser existente.
Inserir conhecimentos sobre os animais ainda na educação infantil é
de extrema importância não só para o desenvolvimento das
crianças como também para o fornecimento de um aprendizado
mais significativo.
Na primeira infância os pequenos estão descobrindo um mundo
novo, aprendendo e conhecendo a diversidade que existe à nossa
volta. Esse é o momento ideal para estimulá-las a utilizarem sua
curiosidade.
Desse modo, o projeto sobre animais para educação infantil surge
como excelente aliado nessa jornada pedagógica! Além de
proporcionar um conhecimento amplo sobre o mundo animal, esse
projeto também visa despertar e desenvolver a curiosidade e
habilidades de observação nas crianças.
 Objetivos:
Através do projeto sobre animais para educação infantil será
possível desenvolver nas crianças consciências ecológicas
importantes para formação de cidadãos mais responsáveis com o
meio ambiente e todos os seres vivos que ali estão presentes,
inclusive os animais. 

Logo na primeira infância, as crianças precisam ter contato com
conhecimentos relacionados ao reino animal para que sejam
capazes de identificar diferenças e semelhanças entre os animais,
valorizando e aprendendo a cuidar e respeitar os seus habitats
naturais. 
Objetivos:
 Identificar os animais, nomeando-os;
 Aprender a valorizar os animais;
 Conhecer peculiaridades específicas de cada espécie;
 Identificar o habitat natural dos animais;
 Respeitar e cuidar dos animais e dos seus habitats;
 Conhecer características semelhantes e diferentes entre os
animais;
 Diferenciar animais domésticos de animais silvestres;
 Aprender sobre os perigos que alguns animais podem causar;
 Desenvolver a criatividade;
 Desenvolver habilidades de observação;
 Oportunizar o contato com os animais.

Desenvolvimento:

Confecção de uma centopeia
Equilíbrio sobre corda com meia
Construção com a participação dos pais o cavalo de pau
Dia do bicho de pelúcia na escolaPintura com tinta em painel externo
Pintura com tinta
Contação de história

 Oportunizar o contato com os animais.

Atividade de fechamento: Exposição de animais de sucata
produzidos pelas famílias.

Avaliação:
Será contínua, através da observação diária doa alunos,
observando o empenho e desempenho de cada um, bem como a
forma de relacionar-se com os colegas e professora. A avaliação
será individual e coletiva, individual respeitando as particularidades
de cada aluno e coletiva no envolvimento com o grupo.

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
DIA DO JOGO
DIA DE CAPOEIRA
DIA DO LIVRO
* BRINQUEDOTECA
* DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas)
* DIA DO BRINQUEDO
* DIA DE AULA DE RITMOS