Projeto – Jardim B
PROFESSORA: Márcia Stedille
TURMA: Jardim B
PERÍODO DE DURAÇÃO: NOVEMBRO
TEMA: “BRINCANDO E APRENDENDO COM LETRAS E NUMEROS!”
JUSTIFICATIVA:
Considerando que a aprendizagem significativa esta associada ao lúdico, então vamos buscar a
integração do aprendizado e a construção da leitura e da escrita através de poemas pautados na Obra de Mario
Quintana. Assim, vamos instigar nas crianças a ampliação e criação de um repertório de poemas e aprendizagem.
OBJETIVOS:
-Identificar o tema do projeto;
-Explorar a obra do Mário Quintana;
-Relacionar as letras do alfabeto fazendo analogia com o poema do livro;
-Desenvolver a capacidade dos significados de um texto escrito a partir das imagens e ilustrações do livro;
-Oportunizar de forma lúdica as datas comemorativas;
-Compartilhar as relações de afeto e estima além dos jogos de faz de conta, permitindo as crianças um ambiente
cooperativo;
-Estimular o raciocínio e a percepção;
-Fazer com que as crianças construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de poesias;
-Desenvolver a imaginação, a criatividade e o trabalho em grupo;
-Desenvolver a atenção;
-Construção lúdica da leitura, da escrita e do número;
-Conhecer os alimentos e seu valor nutritivo.
DESENVOLVIMENTO:
-Apresentação do projeto;
-Hora do conto;
-Roda de conversa explorando o assunto;
-Dobradura do chapéu (montar o Batalhão de Letras);
-Atividade do número com material concreto;
-Jogo da memória;
-Massa de modelar;
-Cartaz Primavera;
-Roleta dos números;
-Recortar linhas pontilhadas (uso da tesoura);
-Momento de artes com diferentes técnicas;
-Dia dos Animais (registro do animal que mais gosta);
-Dia das Crianças brincadeiras e músicas;
-Traçado do Alfabeto e dos Números;
-Dia do Halloween (História dos 10 Fantasmas);
-Evolução do Nome e Evolução do Desenho.
AVALIAÇÃO:
Observação e registro quanto à participação, interesse realização das atividades durante a aula.
“A infância é o tempo de maior criatividade na vida de um ser humano.”
Jean Piaget
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
---|---|---|---|---|
DIA DO JOGO | DIA DE CAPOEIRA | DIA DO LIVRO AULA DE BALLET | AULA DE MÚSICA | * DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas) * DIA DO BRINQUEDO * DIA DE AULA DE RITMOS |