Jardim A – Rotina & Projeto

Projeto – Jardim A

PROFESSORA: Márcia Stedille
TURMA: Jardim A
PERÍODO DE DURAÇÃO:
NOVEMBRO
TEMA:
“BRINCANDO E APRENDENDO COM LETRAS E NUMEROS!”


JUSTIFICATIVA:

Considerando que a aprendizagem significativa esta associada ao lúdico, então vamos buscar a
integração do aprendizado e a construção da leitura e da escrita através de poemas pautados na Obra de Mario
Quintana. Assim, vamos instigar nas crianças a ampliação e criação de um repertório de poemas e aprendizagem.

OBJETIVOS:

  • -Identificar o tema do projeto;
  • -Explorar a obra do Mário Quintana;
  • -Relacionar as letras do alfabeto fazendo analogia com o poema do livro;
  • -Desenvolver a capacidade dos significados de um texto escrito a partir das imagens e ilustrações do livro;
  • -Oportunizar de forma lúdica as datas comemorativas;
  • -Compartilhar as relações de afeto e estima além dos jogos de faz de conta, permitindo as crianças um ambiente
  • cooperativo;
  • -Estimular o raciocínio e a percepção;
  • -Fazer com que as crianças construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de poesias;
  • -Desenvolver a imaginação, a criatividade e o trabalho em grupo;
  • -Desenvolver a atenção;
  • -Construção lúdica da leitura, da escrita e do número;
  • -Conhecer os alimentos e seu valor nutritivo

DESENVOLVIMENTO:

  • -Apresentação do projeto;
  • -Hora do conto;
  • -Roda de conversa explorando o assunto;
  • -Dobradura do chapéu (montar o Batalhão de Letras);
  • -Atividade do número com material concreto;
  • -Jogo da memória;
  • -Massa de modelar;
  • -Cartaz Primavera;
  • -Roleta dos números;
  • -Recortar linhas pontilhadas (uso da tesoura);
  • -Momento de artes com diferentes técnicas;
  • -Dia dos Animais (registro do animal que mais gosta);
  • -Dia das Crianças brincadeiras e músicas;
  • -Traçado do Alfabeto e dos Números;
  • -Dia do Halloween (História dos 10 Fantasmas);
  • -Evolução do Nome e Evolução do Desenho.

AVALIAÇÃO:

Deve ocorrer de forma continua e mediante observação diárias, a fim de verificar
o desenvolvimento da criança. Deve-se fazer também uma avaliação geral da
organização do trabalho que está sendo desenvolvido, com a finalidade de
melhorar o atendimento às crianças.

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
DIA DO JOGO
DIA DE CAPOEIRA
DIA DO LIVRO
AULA DE BALLET
AULA DE MÚSICA
* DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas)
* DIA DO BRINQUEDO
* DIA DE AULA DE RITMOS