Projeto – Jardim A
PROFESSORA: Márcia Stedille
TURMA: Jardim A
PERÍODO DE DURAÇÃO: Março, Abril, Maio
TEMA: Viajando pelo Planeta Terra no balão mágico.
Justificativa
Na faixa etária do Jardim de Infância, a construção do conhecimento e o desenvolvimento dos educandos têm como norteadoras as interações e a brincadeira,garantindo aos meninos e meninas os direitos de conviver, brincar, participar, explorar,expressar-se e conhecer-se. Além disso, toda criança tem o direito de ser respeitada,
valorizada, amada, incentivada e feliz. Ocasionalmente, os pequenos passam boaparte do dia na escola, que por sua vez desempenha uma importantíssima funçãosocial proporcionando à criança um ambiente acolhedor que lhe possibilite todo osubstrato necessário para desenvolver sua autonomia intelectual.
Este projeto busca, de maneira lúdica, mergulhar no mundo da fantasia e fazercom que as crianças viagem através da imaginação para vários lugares do mundo,desbravando um pouquinho da cultura, culinária, fauna e flora de cada local visitado.
Assim, além de resgatar variadas canções que permanecem atemporais através dasgerações, será destacado o contato com a musicalidade, noções espaciais egeográficas, literatura e cultura, que contribuem para a oralidade, vocabulário,
comunicação, entre outros aspectos.
Objetivos específicos;
- Identificar o tema do projeto;
- Incentivar a imaginação, proporcionando atividades em que possam viajar para diferentes lugares do mundo através da fantasia;
- Estimular a criatividade e possibilitar novas descobertas;
- Proporcionar o contato com diferentes culturas e tudo que as abrange (culinária,fauna, flora, diferentes linguagens e etc.); dentro de nossa proposta de educaçãoambiental
- Promover a iniciação ao conhecimento de letras e números
- Perceber a importância de conviver com outras crianças e adultos, com momentosde integração e com jogos e brincadeiras cooperativas.
- Desenvolver o senso de equipe;
- Incentivar a divisão de brinquedos e brincadeiras;
- Estimular a coordenação motora fina e ampla, através de circuitos realizados emsala de aula e atividades de pintura, recorte, colagem, entre outras.
- Ampliar a linguagem oral;
- Incentivar a alimentação saudável;
DESENVOLVIMENTO
- Apresentação do projeto para a turma;
- Apresentação do mapa mundial;
- Apresentação semanal de diferentes países, sua cultura, culinária, fauna, flora e
linguagem; - Promover diálogos na rodinha sobre o tema do projeto;
- Confecção da bandeira de cada local para onde ‘viajaremos’;
- Confecção de materiais diversos como fantoches/palitoches e cartazes coletivos;
- Usar diferentes técnicas de pintura;
- Realizar colagens com materiais diversos;
- Hora do conto com diversos livros, contos e histórias que envolvam o tematrabalhado;
-Trabalhar letras e números; - Construções com sucatas variadas;
- Escutar, cantar e dançar canções que se enquadrem na temática do projeto;
- Culinária;
- Realizar jogos cooperativos;
- Realizar diferentes tipos de circuitos psicomotores;
- Realizar atividades relacionadas as datas comemorativas;
- Apresentação do projeto para a família;
Avaliação
A avaliação dar-se-á através de acompanhamento e observação do desenvolvimento
dos educandos e educandas nas atividades pedagógicas propostas.
Datas comemorativas
Dia dos Povos Originários (Indígenas), Páscoa, dia das mães
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
---|---|---|---|---|
DIA DO JOGO AULA DE INGLES | DIA DE CAPOEIRA | DIA DO LIVRO AULA DE BALLET | AULA DE MÚSICA | * DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas) * DIA DO BRINQUEDO * DIA DE AULA DE RITMOS |