Projeto – Jardim A
PROFESSORA: Márcia Stedille
TURMA: Jardim A
PERÍODO DE DURAÇÃO: NOVEMBRO
TEMA: “BRINCANDO E APRENDENDO COM LETRAS E NUMEROS!”
JUSTIFICATIVA:
Considerando que a aprendizagem significativa esta associada ao lúdico, então vamos buscar a
integração do aprendizado e a construção da leitura e da escrita através de poemas pautados na Obra de Mario
Quintana. Assim, vamos instigar nas crianças a ampliação e criação de um repertório de poemas e aprendizagem.
OBJETIVOS:
- -Identificar o tema do projeto;
- -Explorar a obra do Mário Quintana;
- -Relacionar as letras do alfabeto fazendo analogia com o poema do livro;
- -Desenvolver a capacidade dos significados de um texto escrito a partir das imagens e ilustrações do livro;
- -Oportunizar de forma lúdica as datas comemorativas;
- -Compartilhar as relações de afeto e estima além dos jogos de faz de conta, permitindo as crianças um ambiente
- cooperativo;
- -Estimular o raciocínio e a percepção;
- -Fazer com que as crianças construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de poesias;
- -Desenvolver a imaginação, a criatividade e o trabalho em grupo;
- -Desenvolver a atenção;
- -Construção lúdica da leitura, da escrita e do número;
- -Conhecer os alimentos e seu valor nutritivo
DESENVOLVIMENTO:
- -Apresentação do projeto;
- -Hora do conto;
- -Roda de conversa explorando o assunto;
- -Dobradura do chapéu (montar o Batalhão de Letras);
- -Atividade do número com material concreto;
- -Jogo da memória;
- -Massa de modelar;
- -Cartaz Primavera;
- -Roleta dos números;
- -Recortar linhas pontilhadas (uso da tesoura);
- -Momento de artes com diferentes técnicas;
- -Dia dos Animais (registro do animal que mais gosta);
- -Dia das Crianças brincadeiras e músicas;
- -Traçado do Alfabeto e dos Números;
- -Dia do Halloween (História dos 10 Fantasmas);
- -Evolução do Nome e Evolução do Desenho.
AVALIAÇÃO:
Deve ocorrer de forma continua e mediante observação diárias, a fim de verificar
o desenvolvimento da criança. Deve-se fazer também uma avaliação geral da
organização do trabalho que está sendo desenvolvido, com a finalidade de
melhorar o atendimento às crianças.
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
---|---|---|---|---|
DIA DO JOGO | DIA DE CAPOEIRA | DIA DO LIVRO AULA DE BALLET | AULA DE MÚSICA | * DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas) * DIA DO BRINQUEDO * DIA DE AULA DE RITMOS |