Jardim A – Rotina & Projeto

Projeto – Jardim A

PROFESSORA: Márcia Stedille
TURMA: Jardim A
PERÍODO DE DURAÇÃO:
Março, Abril, Maio
TEMA:
Viajando pelo Planeta Terra no balão mágico.


Justificativa

Na faixa etária do Jardim de Infância, a construção do conhecimento e o desenvolvimento dos educandos têm como norteadoras as interações e a brincadeira,garantindo aos meninos e meninas os direitos de conviver, brincar, participar, explorar,expressar-se e conhecer-se. Além disso, toda criança tem o direito de ser respeitada,
valorizada, amada, incentivada e feliz. Ocasionalmente, os pequenos passam boaparte do dia na escola, que por sua vez desempenha uma importantíssima funçãosocial proporcionando à criança um ambiente acolhedor que lhe possibilite todo osubstrato necessário para desenvolver sua autonomia intelectual.
Este projeto busca, de maneira lúdica, mergulhar no mundo da fantasia e fazercom que as crianças viagem através da imaginação para vários lugares do mundo,desbravando um pouquinho da cultura, culinária, fauna e flora de cada local visitado.
Assim, além de resgatar variadas canções que permanecem atemporais através dasgerações, será destacado o contato com a musicalidade, noções espaciais egeográficas, literatura e cultura, que contribuem para a oralidade, vocabulário,
comunicação, entre outros aspectos.

Objetivos específicos;

  • Identificar o tema do projeto;
  • Incentivar a imaginação, proporcionando atividades em que possam viajar para diferentes lugares do mundo através da fantasia;
  • Estimular a criatividade e possibilitar novas descobertas;
  • Proporcionar o contato com diferentes culturas e tudo que as abrange (culinária,fauna, flora, diferentes linguagens e etc.); dentro de nossa proposta de educaçãoambiental
  • Promover a iniciação ao conhecimento de letras e números
  • Perceber a importância de conviver com outras crianças e adultos, com momentosde integração e com jogos e brincadeiras cooperativas.
  • Desenvolver o senso de equipe;
  • Incentivar a divisão de brinquedos e brincadeiras;
  • Estimular a coordenação motora fina e ampla, através de circuitos realizados emsala de aula e atividades de pintura, recorte, colagem, entre outras.
  • Ampliar a linguagem oral;
  • Incentivar a alimentação saudável;

DESENVOLVIMENTO

  • Apresentação do projeto para a turma;
  • Apresentação do mapa mundial;
  • Apresentação semanal de diferentes países, sua cultura, culinária, fauna, flora e
    linguagem;
  • Promover diálogos na rodinha sobre o tema do projeto;
  • Confecção da bandeira de cada local para onde ‘viajaremos’;
  • Confecção de materiais diversos como fantoches/palitoches e cartazes coletivos;
  • Usar diferentes técnicas de pintura;
  • Realizar colagens com materiais diversos;
  • Hora do conto com diversos livros, contos e histórias que envolvam o tematrabalhado;
    -Trabalhar letras e números;
  • Construções com sucatas variadas;
  • Escutar, cantar e dançar canções que se enquadrem na temática do projeto;
  • Culinária;
  • Realizar jogos cooperativos;
  • Realizar diferentes tipos de circuitos psicomotores;
  • Realizar atividades relacionadas as datas comemorativas;
  • Apresentação do projeto para a família;

Avaliação
A avaliação dar-se-á através de acompanhamento e observação do desenvolvimento
dos educandos e educandas nas atividades pedagógicas propostas.

Datas comemorativas
Dia dos Povos Originários (Indígenas), Páscoa, dia das mães

Segunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
DIA DO JOGO
AULA DE INGLES
DIA DE CAPOEIRA
DIA DO LIVRO
AULA DE BALLET
AULA DE MÚSICA
* DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas)
* DIA DO BRINQUEDO
* DIA DE AULA DE RITMOS