Objetivos e ações para o Berçário II

A criança nessa etapa do desenvolvimento é bastante ativa, explorando tudo que está ao seu alcance, porém sem noção do perigo, tornando a presença do adulto imprescindível. Também começam a conquistar sua autonomia, gostam de interagir e aprender entre os iguais.

ATIVIDADES
  • Cubos e encaixes de tamanho médio;
  • Brinquedos que estimulem a brincadeira do faz-de-conta;
  • Jogos de imitação;
  • Desafios psicomotores;
  • Estímulos a autonomia;
  • Valorizar a importância para  o conhecimento de seu próprio corpo, do contato físico com as pessoas que o rodeiam e com os objetos que compõe o seu ambiente.
  • Respeitar às necessidades de sono, de alimentação e de higiene;
  • Conversar e contar histórias, freqüentemente, para intensificar a relação afetiva e desenvolver sua linguagem.
  • Oportunizar momentos de imitação, de jogos motores, de representação,…
  • Conversar e estimular a criança sobre os alimentos que está sendo ingerido (nome, sabor, outros).
  • Aproveitar os momentos de higiene e troca de roupa para conversar com a criança intensificando o vínculo e  nomeando as partes do corpo de forma lúdica;
  • O manuseio dos brinquedos e de objetos variado possibilita o desenvolvimento da coordenação motora manual. Conversar com a criança, nomear pessoas objetos partes do corpo, ouvir e cantar músicas variadas, descrever gravuras grandes e coloridas, contar pequenas histórias e propor joguinhos de imitação são alguns dos recursos que favorecem o desenvolvimento da compreensão e comunicação da criança;
  • Introdução dos materiais de pintura (giz de cera, canetinha, pincel, etc);

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“O fundamental para as crianças desta idade e de todas é que
Se sintam importantes, livres e queridas.”
(Lisboa, 2001).

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