Dia Nacional do Livro

29 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, em 1810. Então, vamos falar um pouquinho sobre o livro…

Os primeiros livros de que se tem história, eram feitos em papiro, uma espécie de folha feita do caule de papiro. Tempos depois, com a evolução da escrita e da leitura, os papiros foram substituídos pelos pergaminhos, feito de pele de animal e com maior durabilidade.

O papel, como conhecemos hoje, foi criado na Idade Média, mas ainda eram escritos a mão. Já em 1455, o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a história, com a invenção da sua prensa, que permitiu a impressão e reprodução de livros, que passaram a se espalhar pelo mundo.

E você sabe qual foi o primeiro livro a ser impresso nessa “engenhoca” de Gutenberg? A Bíblia! Isso mesmo, o livro sagrado foi a primeira impressão a ser reproduzida. A primeira cópia era escrita em latim e contava com 1.282 páginas!

No Brasil, o primeiro livro foi impresso em 1810, e era de um autor da literatura árcade chamado Tomás António Gonzaga, cujo título é Marília de Dirceu. No século XX, muitas bibliotecas foram inauguradas no país inteiro, contando com milhares de exemplares impressos. E hoje? Na atualidade já lemos livros até no celular!

A Escola Rei Arthur conta com uma mini biblioteca, que visa estimular o gosto das crianças pela leitura. Venha nos visitar e conheça esse e outros espaços que oferecem ao SEU FILHO uma infância feliz e repleta de grandes aventuras! Toque aqui e faça já a matrícula do seu bem mais precioso.

Compartilhe com seus amigos



Sem Comentários.

Deixe um comentário