Nosso cardápio é elaborado por uma nutricionista especialista em nutrição infantil. Sua proposta vai além de suprir a necessidade de alimentação de um bebê, engloba também um trabalho diferenciado oportunizando a degustação de cada ingrediente (legumes, verduras, frutas, carnes) que compõe uma papinha, porém oferecidos e apresentados separadamente. Assim, o bebê desde muito cedo já é estimulado a sentir o sabor, a textura e observar as cores da sua alimentação.
Cardápio Nutritivo
Os alimentos devem ser oferecidos à criança para que ela aprenda a gostar. Se houver recusa no primeiro contato, deve-se insistir em outras vezes, pois novos alimentos têm sabores diferentes e, às vezes, promovem “caras-feias”, mas com o decorrer do tempo o sabor passa a ser apreciado pela criança.
A alimentação ideal deve ser equilibrada para isso devemos consumir diariamente alimentos energéticos, construtores e reguladores.
Os alimentos energéticos são aqueles que fornecem energia para todos os processos metabólicos (digestão e absorção dos alimentos, sono, etc.) e para os exercícios (andar, trabalhar e brincar), realizados pelo corpo.
Podemos dizer que é o nosso combustível.
Na sua falta ficamos sem força muscular, com lentidão nos movimentos, falta de ânimo e vitalidade.
Os alimentos energéticos
Carboidratos e gorduras
- Cereais: arroz, trigo, milho, aveia, cevada, etc.
- Legumes: batata, cará, inhame, mandioca, mandioquinha, todas as farinhas, etc.
- Açucares: mel, açúcar, melado, geléia, etc.
Os alimentos construtores são aqueles responsáveis pela construção e formação do corpo, ou seja, os que promovem o crescimento. Eles participam da formação do sangue, músculos, ossos, cabelos, pele e órgãos, além de defender o corpo contra doenças.
Os alimentos construtores
Proteínas em geral (alto, médio e baixo valor biológico)
- Leite e derivados: importante na formação dos ossos e dentes.
- Leguminosas: importante para a formação das células sangüíneas.
- Carnes: importante para construir e reparar as células. Participam também da formação dos hormônios, enzimas e secreções.
Os alimentos reguladores têm como nutrientes, as vitaminas e os minerais. São aqueles que regulam e controlam as funções do organismo, mantém a pele saudável e participam da formação dos tecidos. Em sua falta podem ocorrem alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, sangramento das gengivas, perda de apetite, irritabilidade, enfraquecimento das unhas e cabelos, etc.
Os alimentos reguladores
- Frutas: laranja, banana, maçã, abacaxi, mamão, goiaba, pêra, etc.
- Hortaliças e verduras: alface, almeirão, rúcula, espinafre, acelga etc.
- Legumes : chuchu, tomate, cenoura, abóbora, beterraba, etc.
Cardápios
Abaixo os cardápios que oferecemos as crianças aos nossos cuidados. Visualize a turma que for de seu interesse:
Berçário I / II
Maternal e Jardim – Geral
Você pode conversar com nossa nutricionista MILENA FERNANDES MARIMON e esclarecer quaisquer dúvidas diretamente na escola as segundas -feiras!