Objetivos e ações para o Berçário I

A criança no primeiro ano de vida depende do adulto para a satisfação de suas necessidades básicas e também para brincar. Solicita muita a presença, gosta de carinho e colo, corresponde com sorrisos às brincadeiras e estranha, às vezes, mesmo com pessoas conhecidas.

ATIVIDADES
  • Blocos de espuma, bolas coloridas de tamanhos, pesos, cores e texturas diferentes;
  • Cubos e encaixes grandes;
  • Brinquedos de plásticos;
  • Caixas e objetos diversos para encher e esvaziar;
  • Exercícios de ginástica com flexão dos membros;
  • Brincadeiras no espelho de esconde-esconde;
  • Jogos de imitação;
  • Jogos que estimulam movimentos e deslocamentos são algumas das atividades que incentivam a criança a usar, sentir, conhecer e descriminar partes do seu corpo, a exercitar os movimentos corporais amplos e alcançar progressivo domínio muscular que lhe permita usar o corpo em diferentes posições.
  • Observar atentamente as manifestações dos bebês, valorizando e confiando nas possibilidades de cada um.
  • Propiciar momentos de interação coletiva onde os bebês possam estar próximos, percebendo a presença uns dos outros.
  • Valorizar a importância para  o conhecimento de seu próprio corpo, do contato físico com as pessoas que o rodeiam e com os objetos que compõe o seu ambiente.
  • Oportunizar a movimentação da criança de forma livre;
  • Atender às necessidades de afeto, de sono, de alimentação e de higiene, respeitando a individualidade do aluno;.
  • Construir um forte elo afetivo com o bebê para que ele se sinta seguro e confiante.
  • Conversar e contar histórias, freqüentemente, para intensificar a relação afetiva e desenvolver sua linguagem.
  • Aproveitar os momentos de higiene e troca de roupa para conversar com o bebê sobre seu corpo, nomeando as partes de forma lúdica.

space

 

“O fundamental para as crianças desta idade e de todas é que
Se sintam importantes, livres e queridas.”
(Lisboa, 2001).

ActionB1

 

action01BII

 

action02

 

action03