A criança no primeiro ano de vida depende do adulto para a satisfação de suas necessidades básicas e também para brincar. Solicita muita a presença, gosta de carinho e colo, corresponde com sorrisos às brincadeiras e estranha, às vezes, mesmo com pessoas conhecidas.
ATIVIDADES
- Blocos de espuma, bolas coloridas de tamanhos, pesos, cores e texturas diferentes;
- Cubos e encaixes grandes;
- Brinquedos de plásticos;
- Caixas e objetos diversos para encher e esvaziar;
- Exercícios de ginástica com flexão dos membros;
- Brincadeiras no espelho de esconde-esconde;
- Jogos de imitação;
- Jogos que estimulam movimentos e deslocamentos são algumas das atividades que incentivam a criança a usar, sentir, conhecer e descriminar partes do seu corpo, a exercitar os movimentos corporais amplos e alcançar progressivo domínio muscular que lhe permita usar o corpo em diferentes posições.
- Observar atentamente as manifestações dos bebês, valorizando e confiando nas possibilidades de cada um.
- Propiciar momentos de interação coletiva onde os bebês possam estar próximos, percebendo a presença uns dos outros.
- Valorizar a importância para o conhecimento de seu próprio corpo, do contato físico com as pessoas que o rodeiam e com os objetos que compõe o seu ambiente.
- Oportunizar a movimentação da criança de forma livre;
- Atender às necessidades de afeto, de sono, de alimentação e de higiene, respeitando a individualidade do aluno;.
- Construir um forte elo afetivo com o bebê para que ele se sinta seguro e confiante.
- Conversar e contar histórias, freqüentemente, para intensificar a relação afetiva e desenvolver sua linguagem.
- Aproveitar os momentos de higiene e troca de roupa para conversar com o bebê sobre seu corpo, nomeando as partes de forma lúdica.