:: Ballet
O “Baby Ballet” trás inúmeros benefícios às crianças como o desenvolvimento do sistema motor, da
criatividade, do ritmo, o lado lúdico, a sensibilidade e a sociabilidade, libertando-as da timidez, tornando-as mais seguras de si mesmas, além de corrigir problemas de postura corporal.
:: Capoeira
Os primeiros 06 anos de vida da criança são decisivos para desenvolver as suas habilidades lógicas, musicais comunicativas, emocionais, motora e de convivio social. A capoeira é uma atividade que abrange a todas essas necessidades, pois possui o objtivo concreto que atuam no processo de evolução do movimento da criança. Através dessa idéia, a entidade vem desenvolvendo o Projeto “Brincando de Capoeira”, um trabalho sério e com objetivos bem definidos.
A Capoeira Angola como terapia, folclore, arte e patrimônio Cultural é rica dentro das suas vivências educativas da cultura popular,usada como instrumento de auxílio para a prática pedagógica, desenvolvendo assim os domínios da aprendizagem do ser humano: Psicomotor, afetivosocial e cognitivo.
As aulas que desenvolvo com a educação infantil trabalha a Capoeira educativa,que pensa a criança como um ser integral capaz de construir o seu próprio conhecimento em um ambiente rico de possibilidades cognitivas em desafios. Onde a criança de uma forma lúdica elabora a sua própria interpretação da capoeira.
Espaço esse que prioriza o conhecimento através da afetividade.
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DA CAPOEIRA ANGOLA
- afetividade
- coordenação motora
- criatividade
- disciplina
- percepção corporal
- flexibilidade
- concentração
- ritmo
- equilíbrio
- noção espaço temporal
- coletividade
- força
- musicalidade
- lateralidade
- autonomia e independência.
RODA DE CAPOEIRA ANGOLA
- Musicalidade (canto e vivência com os instrumentos)
- Dança (ginga e liberdade de movimentos)
- Teatro ( jogos expressão corporal)
CANTAR, BATER PALMAS E JOGAR
- Trabalha as questões emocionais e a elevação da auto estima,
- Aumenta a participação coletiva,
- Melhora a questão lingüística,
- Resgata a cultura Brasileira através das letras das canções.
:: Inglês
O ENSINO
O ensino do idioma ajuda a socialização e estimula o gosto pela língua inglesa. Além de aprender inglês, a criança enriquece suas experiências de vida e estimula suas habilidades. Toda esta aprendizagem é feita a partir DE LIVROS DE HISTÓRIA, CARTÕES, JOGOS E BRINQUEDOS EDUCATIVOS apresentados de uma forma lúdica através de FANTOCHE, JOGOS E MATERIAIS CONCRETOS, pois a criança aprende através de um contexto próprio e adequado a cada faixa etária e veremos que é assim que nossos alunos aprendem de forma natural.
A METODOLOGIA
Metodologia STEM/STEAM (Science, Tecnology, Enginnering and Mathematics): apresenta uma forma de aprendizagem integrada, com base em projetos e que busca a formação do indivíduo em várias áreas do conhecimento.
Abordagens CLIL (Content and Language Integrated Learning) # abordagem metodológica em que a disciplina, ou parte dela, é ensinada em uma língua estrangeira com o objetivo duplo de aprender o conteúdo disciplinar e, ao mesmo tempo, a língua estrangeira.
OS FATORES QUE CONTRINUEM PARA O RESULTADO DA APRENDIZAGEM
- Material didático desenvolvido para o método;
- Interesse pelos resultados do aprendizado com acompanhamento periódico;
- Método Gradual Áudio, Oral e Visual adequado à faixa etária. Estimulação da Musicalidade e dos diferentes Campos de Experiência;
- Desenvolvimento das diferentes habilidades necessárias para cada nível. Ex.: Percepção, Coordenação Motora, etc.
:: Música
A música na educação infantil tem como objetivo auxiliar a criança em seu desenvolvimento social, emocional, motor e cognitivo, além de preparar seu senso rítmico e melódico. Isso possibilita o desenvolvimento de uma apreciação mais ativa, ampliando seu repertório musical e lhe trazendo mais desenvoltura para as manifestações artísticas.
PROFESSORA: GABRIELA
AULA DE RITMOS :
- Qual objetivo de trabalhar ritmo na educação infantil?
O papel da música na educação infantil é muito maior que apenas entreter a criançada. A música para crianças trabalha a coordenação motora, estimula habilidades essenciais para a educação socioemocional, auxilia a percepção sonora e até mesmo a alfabetização infantil
- PROFESSOR : BINHO