A criança nessa etapa do desenvolvimento é bastante ativa, explorando tudo que está ao seu alcance, porém sem noção do perigo, tornando a presença do adulto imprescindível. Também começam a conquistar sua autonomia, gostam de interagir e aprender entre os iguais.
ATIVIDADES
- Cubos e encaixes de tamanho médio;
- Brinquedos que estimulem a brincadeira do faz-de-conta;
- Jogos de imitação;
- Desafios psicomotores;
- Estímulos a autonomia;
- Valorizar a importância para o conhecimento de seu próprio corpo, do contato físico com as pessoas que o rodeiam e com os objetos que compõe o seu ambiente.
- Respeitar às necessidades de sono, de alimentação e de higiene;
- Conversar e contar histórias, freqüentemente, para intensificar a relação afetiva e desenvolver sua linguagem.
- Oportunizar momentos de imitação, de jogos motores, de representação,…
- Conversar e estimular a criança sobre os alimentos que está sendo ingerido (nome, sabor, outros).
- Aproveitar os momentos de higiene e troca de roupa para conversar com a criança intensificando o vínculo e nomeando as partes do corpo de forma lúdica;
- O manuseio dos brinquedos e de objetos variado possibilita o desenvolvimento da coordenação motora manual. Conversar com a criança, nomear pessoas objetos partes do corpo, ouvir e cantar músicas variadas, descrever gravuras grandes e coloridas, contar pequenas histórias e propor joguinhos de imitação são alguns dos recursos que favorecem o desenvolvimento da compreensão e comunicação da criança;
- Introdução dos materiais de pintura (giz de cera, canetinha, pincel, etc);