Objetivos e ações para o Jardim

Com o objetivo de expor as crianças à leitura e a escrita são desenvolvidas diversas atividades, algumas serão descritas abaixo:

    • Os contos de fadas e histórias em geral são introduzidas desde que as crianças entram na pré-escola.

Depois que as crianças demonstram já conhecer uma estória, dramatizam-na, escolhendo os papéis. Desde cedo são incentivadas a registrar alguns aspectos da mesma, inicialmente tal registro se dá por intermédio de desenhos e nas rodinhas, traduzindo seus sentimentos e imaginação na apresentação lúdica, nas classes mais avançada, pela escrita.

Nessa fase 3 de aprendizado, utiliza-se jogos mais elaborados e estruturados, como:

    • Jogo da forca;
    • Descobrir quais letras faltam no nome de amigos;
    • Perceber entre dois nomes selecionados suas semelhanças ou os critérios que foram utilizados para a seleção, quantidade de letras, letras semelhantes iniciais ou finais;
    • Escrever seu próprio nome;
    • Bingo de nomes e jogo da memória com letras ou numerais;
    • Letras misturadas para formar palavras e nomes;
    • Desenvolver o pensamento lógico – matemático;
    • Propor Atividades em que as crianças possam observar, comparar e formular diferentes hipóteses, como exemplo nas brincadeiras com água, onde alguns objetos flutuam e outros não;
    • Propor a quantificação, utilizando material de sucata ou elaborados especificamente para a realização destas atividades;
    • Desenvolver progressivamente diferentes formas de linguagem e construir o processo da leitura e escrita;
    • Possibilitar a representação de fatos, em sala de aula, em passeios, utilizando a expressão corporal (dramatizações), artes plásticas (argila, tinta, colagem,), e gráfica (desenhos, escritos);
    • Favorecer o desenvolvimento através do lúdico, criando na sala de aula, pequenos espaços como: casa de boneca, recanto da fantasia, dos instrumentos musicais, casa das bruxas…
    • Desenvolvimento progressivo da autonomia da criança.
    • Criar situações apara que a criança amplie seus conhecimentos, acerca do mundo físico e social, fornecendo-lhes informações através da utilização de recursos como manuseio de livros, histórias, pesquisas, filmes e jogos.
    • Propor atividades e brincadeiras que suscitem a interação e a cooperação entre as crianças, por exemplo, nos jogos com construção com diferentes materiais, atividades locomotoras e dramatização.
    • Encorajar a criança a encontrar formas de solução quando surgirem conflitos com seus companheiros, reduzindo ao mínimo a intervenção do adulto.
    • Desenvolver o pensamento lógico-matemático.
    • Propor a quantificação, utilizando material de sucata ou elaborados especificamente para realização destas atividades.
    • Selecionar materiais desafiadores com as quais as crianças possam interagir e estabelecer relações, objetos de diferentes formas, tamanhos e cores, materiais variados em geral.
    • Aproveitar as situações do cotidiano que desenvolvam estruturas de classificação, seriação e quantificação.
    • Desenvolver progressivamente diferentes formas de linguagem e construir o processo de leitura e escrita.
    • Criar situações para que a criança se expresse livremente por escrito, observando e respeitando sua forma própria de escrever, encorajando-a nas suas produções.
    • Transformar a sala de aula num ambiente rico em leituras e escritos, trazer e solicitar que a criança traga jornais, revistas, cartazes, livros, cartas, rótulos, encartes de propaganda, explorando estes materiais em atividades variadas, tais como classificação de portadores de texto de acordo com sua função, busca de relações entre texto e imagens.
    • Propiciar momentos em que a escrita seja utilizada como expressão e criação: escrever histórias, escrever um livro, contos ou cartas,…

 

space

 

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”
(Augusto Cury).

ActionB1

 

action01BII

 

action02

 

action03