“Quando pensamos sobre a importância de trabalhar projetos e temáticas na Educação Infantil, é preciso estar ciente dos objetivos almejados para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das crianças.
Sendo assim, vale refletir: o que podemos aprender com uma horta?
Inúmeros conhecimentos científicos, como: o processo de crescimento das plantas, as diferenças e semelhanças, a germinação das sementes, etc.
Aprendemos sobre a importância dos cuidados com a natureza, incentivando a conscientização sobre o meio ambiente e nossa relação com os recursos naturais… E tantos outros conhecimentos.
Também estimulamos hábitos de uma alimentação mais saudável e nutritiva, quando proporcionamos as vivências práticas das crianças com o seu próprio alimento, que logo mais estará em sua mesa!
Mas, existe outro lado, muitíssimo importante, para aprender com o movimento de uma horta: o plantar e o colher.
Quando as crianças vivenciam este processo de plantar, acompanhar, cuidar, esperar, para depois colher; demonstra o movimento cíclico das nossas relações uns com os outros. E este aprendizado é de muito valor.
Conversar e discutir com os pequenos sobre este processo grandioso de uma horta, possibilita reflexões frutíferas para o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos: cognitivos, afetivos e sociais.”