Projeto – Berçário II
Mês:
NOVEMBRO 2024
Professora:
MARIA LIZIANE
Projeto: MÚSICAROLANDO
JUSTIFICATIVA:
As músicas, brincadeiras e jogos são partes importantes do universo infantil e constituem uma forma lúdica dos pequenos se relacionarem com o ambiente ao seu redor e exercitarem sua criatividade e imaginação. As atividades lúdicas desenvolvem também nas crianças várias habilidades como a oralidade, a atenção, a memorização e muitos outros aspectos básicos para o contínuo processo de
aprendizagem.
As canções fazem parte do universo infantil e elas atendem a vários
propósitos que vão desde a hábitos relacionados à rotina escolar, assim como a ampliação do vocabulário, socialização e memorização de gestos e movimentos.
Este projeto tem como intuito um mergulho no mundo da fantasia através de músicas, brincadeiras cantadas e danças ,fazer com que as crianças viagem através da imaginação para os mais variados locais, aprendendo canções, resgatando cantigas de roda,confeccionando instrumentos musicais e brinquedos e movimentando o corpo. É preciso abrir espaço para que o aluno vivencie a música de
forma contextualizada e significativa.
É interessante ressaltar que na faixa etária do Berçário, as crianças estão desenvolvendo sua coordenação motora(e algumas crianças começando a desenvolver sua oralidade e ampliar seu vocabulário e comunicação com outras crianças e adultos), por isso, estimular o interesse por ouvir, cantar e se movimentar ao som de músicas é uma atitude repleta de carinho, afeto e cuidado que contribui para estimular o seu desenvolvimento de forma lúdica, ou seja, aprender brincando.
Teremos muita hora do conto e teatros com a temática proposta, além de experiências culinárias para incentivar o gosto e o consumo de alimentos naturais.
OBJETIVOS:
A turminha do Berçário, ao embarcar nessa aventura musical e dançante, terá a oportunidade, não só de vivenciar momentos alegres e prazerosos, mas também de poder se expressar livremente, de construir coletivamente o conhecimento, de experimentar o mundo através da imaginação criando diversas possibilidades de relações sociais. Este projeto tem como objetivo que as crianças exercitem a sua autonomia de ação e desenvolvam coordenação motora e oralidade dentre outras habilidades, de maneira lúdica.
DESENVOLVIMENTO:
- Apresentação do projeto para a turma;
- Conhecer a cada semana uma canção diferente;
- Confecção de materiais diversos como instrumentos musicais, fantoches e cartazes
coletivos; - Usar diferentes técnicas de pintura;
- Realizar colagens com materiais diversos;
- Hora do conto e teatros com histórias diversas;
- Construções com sucatas variadas;
- Escutar, cantar e se movimentar com as músicas;
- Resgatar cantigas de roda e brincadeiras cantadas;
- Realizar jogos cooperativos;
- Realizar diferentes tipos de circuitos Montessori (psicomotores);
- Realizar atividades relacionadas as datas comemorativas;
- Culinária;
- Apresentação do projeto para a família;
AVALIAÇÃO:
Será continua, através da observação diária dos alunos, observando o empenho e desempenho de cada um, bem como a forma de relacionar-se com os colegas e professora. A avaliação será individual e coletiva, individual respeitando as particularidades de cada aluno e coletiva no envolvimento com o grupo.
Segunda-feira | Terça-feira | Quarta-feira | Quinta-feira | Sexta-feira |
---|---|---|---|---|
DIA DO JOGO | DIA DE ATIVIDADE PSICOMOTORA | DIA DO LIVRO | * AULA DE MÚSICA | * DIA DO LANCHE COLETIVO (frutas) * DIA DO BRINQUEDO |