Marcela Isabel Silveira como Nutricionista e RT de Saúde informa:
Vacina contra a Febre Amarela
A vacina contra febre amarela está indicada para crianças a partir dos 9 meses de idade que residam ou que irão viajar para área endêmica.
São esses os estados brasileiros onde se concentra a maioria das notificações de febre amarela: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais e alguns municípios dos estados do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para saber quais são esses municípios informe-se nas unidades de saúde desses estados.
Achei outra referencia sobre o Rio Grande do Sul:
Crianças que morem ou visitem as áreas de risco potencial (que incluem municípios da Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Piaui, Santa Catarina, Parana e Rio Grande do Sul), também devem ser vacinadas.
Se viajar para áreas de risco, é fundamental se vacinar contra Febre Amarela dez dias antes da viagem.
A vacina é aplicada através de injeção, em dose única, com reforço a cada 10 anos. Essa vacina encontra-se no quadro da Rede Pública de Saúde.
A criança que toma a vacina fica protegida contra a febre amarela que é uma doença infecciosa, causada por um vírus transmitido por vários tipos de mosquito. Um dos tipos de febre amarela é a urbana a qual não ocorre no Brasil desde 1942.
Sintomas – A forma da doença que ocorre no Brasil é a febre amarela Silvestre. É uma doença grave, que se caracteriza por febre alta repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e pode ocasionar sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.
Após três ou quatro dias, a maioria dos doentes (85%) que apresenta os sintomas iniciais recupera-se completamente e fica permanentemente imunizado contra a doença.
A febre amarela não tem tratamento específico e as pessoas com suspeita de febre amarela devem ser internadas para investigação diagnóstica e para hidratar e tomar antitérmicos. Não deve ser utilizado remédio para dor ou para febre que contenha ácido acetil-salicílico, pois aumenta o risco de sangramentos.
Contra-indicações
Crianças com 4 meses ou menos de idade
devido ao risco de encefalite viral => contra-indicação absoluta.
Gestantes
em razão de possível risco de infecção para o concepto.
Pessoas com imunodeficiências resultante de doenças ou de terapêutica
infecção pelo HIV, Aids, neoplasias em geral (incluindo leucemias e linfomas)
uso de medicações ou tratamento imunossupressores (corticóides, metotrexate, quimioterapia, radioterapia).
disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como miastenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma).
Pessoas que tenham alergia
ovos => a vacina é preparada em ovos de galinha embrionados.
eritromicina => antibiótico que faz parte da composição da vacina.
gelatina => faz parte da composição da vacina.
reação alérgica a dose prévia da vacina.
Siga a orientaçāo do seu pediatra sempre sobre a vacina.